EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E PARA A CIDADANIA DEMOCRÁTICA

BRASIL (“UM DESENVOLVIMENTO RETRÓGRADO”) VERSUS ESPANHA

Autores

  • Racquel Valério Martins

Palavras-chave:

EDH em Brasil, EDH em Espanha, cidadania democrática, desenvolvimento

Resumo

Tratamos nesse artigo de realidades distintas, mas com muitas similitudes quando a temática é Educação em Direitos Humanos (EDH) e para a Cidadania Democrática. Em ambos países, Brasil e Espanha, evidencia-se a lentidão para a implantação de políticas educativas, bem como para medidas teórico-práticas ou medidas de carácter curricular, para sua efetivação, nas últimas décadas. Utilizamos o método histórico crítico e através de uma pesquisa bibliográfica e da legislação pertinente, fazemos uma descrição da situação nos dois países, evidenciando os últimos 30 anos no Brasil, período que culmina em um retrocesso sofrido no primeiro quadrimestre deste ano de 2019.

Biografia do Autor

Racquel Valério Martins

Pós-doutoranda em Educação e Direitos Humanos na Universidad Portucalense (bolsista CAPES); Doutora em Educação e Mestre em Antropologia de Ibero-América pela Universidad de Salamanca − USAL; Presidente da ABS (Asociación de los Alumnos Brasileños de la Universidad de Salamanca); Investigadora do Grupo de Pesquisa Formação Docente, História e Política Educacional (GEFHOPE-UF); Colaboradora do Grupo de Investigação GIR Helmántica Paideia da Universidad de Salamanca e Membro Investigador Colaborador do Instituto Universitário de Iberoamérica da Universidad de Salamanca.

Downloads

Publicado

2019-09-05

Como Citar

Valério Martins R. (2019). EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E PARA A CIDADANIA DEMOCRÁTICA: BRASIL (“UM DESENVOLVIMENTO RETRÓGRADO”) VERSUS ESPANHA. Revista Do Instituto Brasileiro De Direitos Humanos, 19, 265–278. Recuperado de https://revista.ibdh.org.br/index.php/ibdh/article/view/409

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.