Desafios da Educação na Construção dos Sentidos de Direitos Humanos

  • Erivelton Nunes de Almeida
  • Washington Sales do Monte

Resumo




Este artigo discute, tomando como referência pesquisas bibliográficas, a construção de sentidos atribuídos ao termo Direitos Humanos. O objetivo do estudo foi analisar os desafios de educação em direitos humanos na ressignificação dos sentidos e continuidade pela luta pelos direitos sociais e humanos. Ademais, defendemos, com base em Lopes (2012), que os significados de Direitos Humanos são resultados de demandas e negociações políticas e construídos contextualmente. Teoricamente, dialogamos com uma base que prima pelo descentramento conceitual, principalmente com Laclau (2011) e Lopes (2012), do termo Direitos Humanos, que pode assumir diversos significados construídos no contexto social, a partir de demandas, influências e negociações de sentidos. Chamamos atenção para o papel da educação em direitos humanos na reflexão e problematização dos significados de Direitos Humanos, principalmente de sua ressignificação e luta contra-hegemônica do termo, alertando que os sentidos são construídos por meio de conflitos e interesses aflorados discursivamente.




Publicado
2022-03-07
Como Citar
ALMEIDA, Erivelton Nunes de; MONTE, Washington Sales do. Desafios da Educação na Construção dos Sentidos de Direitos Humanos. Revista do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos, [S.l.], v. 21, p. 53-64, mar. 2022. ISSN 1677-1419. Disponível em: <https://revista.ibdh.org.br/index.php/ibdh/article/view/447>. Acesso em: 16 ago. 2022.
Seção
Artigos