O Cárcere enquanto Estado de Exceção e de Exteriorização do Homo Sacer: Surgimento e Combate às Facções Criminosas

Autores

  • Artur Cortez Bonifácio
  • Rodrigo Cavalcanti

Palavras-chave:

Sistema prisional, estado de exceção, homo sacer, Giorgio Agamben

Resumo

O presente estudo científico objetiva analisar o atual sistema prisional brasileiro enquanto expressão de uma forma atual de Estado de exceção e de exteriorização do Homo sacer, na ótica do filósofo italiano Giorgio Agamben. Pretende- se debater, ainda, como essa situação contribui para o surgimento e fortalecimento das facções criminosas, tendo em vista o que se predispõe afirmar ser a finalidade da pena, como critério de retribuição e prevenção geral e específica, além do objetivo de reintegração social. O ambiente degradado das prisões brasileiras, que o Supremo Tribunal Federal identificou como em estado de coisas inconstitucional, atinge diretamente os direitos e garantias fundamentais inerentes ao ser humano, e torna questionável o caráter de ambiente recuperacional que, teoricamente, possui.

Biografia do Autor

Artur Cortez Bonifácio

Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN); Professor da graduação e mestrado em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Rodrigo Cavalcanti

Advogado; Professor da Universidade Potiguar (UnP); Mestrando em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

 

Downloads

Publicado

2020-12-16

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)