HUMANISMO E OS DIREITOS HUMANOS DE INDÍGENAS E NEGROS E A CONTRIBUIÇÃO DE FRANCISCO DE VITÓRIA DESDE SALAMANCA-ES

Autores

  • Racquel Valério Martins Doutoranda em Educação e Mestre em Antropologia de Iberoamérica pela Universidad de Salamanca.

Palavras-chave:

Humanismo, direitos humanos, Francisco de Vitoria

Resumo

No presente artigo partimos do entendimento do humanismo acerca de suas distintas fases, bem como do surgimento dos Direitos Humanos a partir das necessidades oriundas das transformações sociais, ainda na Grécia Antiga e passando pelo surgimento do cristianismo, quando o ser humano pelo simples fato de ser humano é dotado de valor, e ainda levando em consideração os fatos históricos até um passado recente. Traçaremos um paralelo entre Direitos Humanos em geral e das minorias índios e negros, observando se há ou não diferenças. E por fim, destacaremos a figura de Francisco de Vitoria, e sua contribuição como fundador dos Direitos Internacional, Humanos e Ambiental, sendo um símbolo característico da cidade de Salamanca - Es, além de um modelo de mestre não só para os povos indígenas da américa, seu cenário para a defesa dos direitos desses povos, mas para todos os seres humanos.

Biografia do Autor

Racquel Valério Martins, Doutoranda em Educação e Mestre em Antropologia de Iberoamérica pela Universidad de Salamanca.

Doutoranda em Educação e Mestre em Antropologia de Iberoamérica pela Universidad de Salamanca; Licenciada em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR; Membro da ABS (Asociaàón de Ia Comunidad Brasilena en Salamanca) e do IBDH (Instituto Brasileiro de Direitos Humanos). 

Downloads

Publicado

2016-11-24

Edição

Seção

Artigos