EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E PARA A CIDADANIA DEMOCRÁTICA

BRASIL (“UM DESENVOLVIMENTO RETRÓGRADO”) VERSUS ESPANHA

  • Racquel Valério Martins

Resumo




Tratamos nesse artigo de realidades distintas, mas com muitas similitudes quando a temática é Educação em Direitos Humanos (EDH) e para a Cidadania Democrática. Em ambos países, Brasil e Espanha, evidencia-se a lentidão para a implantação de políticas educativas, bem como para medidas teórico-práticas ou medidas de carácter curricular, para sua efetivação, nas últimas décadas. Utilizamos o método histórico crítico e através de uma pesquisa bibliográfica e da legislação pertinente, fazemos uma descrição da situação nos dois países, evidenciando os últimos 30 anos no Brasil, período que culmina em um retrocesso sofrido no primeiro quadrimestre deste ano de 2019.




##submission.authorBiography##

Racquel Valério Martins

Pós-doutoranda em Educação e Direitos Humanos na Universidad Portucalense (bolsista CAPES); Doutora em Educação e Mestre em Antropologia de Ibero-América pela Universidad de Salamanca − USAL; Presidente da ABS (Asociación de los Alumnos Brasileños de la Universidad de Salamanca); Investigadora do Grupo de Pesquisa Formação Docente, História e Política Educacional (GEFHOPE-UF); Colaboradora do Grupo de Investigação GIR Helmántica Paideia da Universidad de Salamanca e Membro Investigador Colaborador do Instituto Universitário de Iberoamérica da Universidad de Salamanca.

Publicado
2019-09-05
Como Citar
VALÉRIO MARTINS, Racquel. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E PARA A CIDADANIA DEMOCRÁTICA. Revista do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos, [S.l.], v. 19, p. 265-278, set. 2019. ISSN 1677-1419. Disponível em: <http://revista.ibdh.org.br/index.php/ibdh/article/view/409>. Acesso em: 19 set. 2019.
Seção
Artigos