OS DIREITOS HUMANOS 70 ANOS DEPOIS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL

NOVOS DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI

  • Patrícia Galvão Teles

Resumo




A partir de uma rápida viagem sobre a consolidação dos direitos humanos no plano universal nos últimos 70 anos a partir de 1948, data da adoção da Declaração Universal, através das Nações Unidas, e no plano regional, através dos diferentes sistemas regionais de proteção, este artigo fará uma breve análise de um dos principais desafios que se colocam aos direitos humanos no plano direito internacional no século XXI: a questão das alterações climáticas e os direitos humanos. Em particular, olhará para uma questão urgente relacionada com um dos efeitos das alterações climáticas que é o fenómeno da subida do nível no mar e o seu potencial impacto nos direitos humanos das populações afetadas.




##submission.authorBiography##

Patrícia Galvão Teles

Membro da Comissão de Direito Internacional das Nações Unidas; Professora Universitária e Consultora Jurídica do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal

Publicado
2019-09-05
Como Citar
GALVÃO TELES, Patrícia. OS DIREITOS HUMANOS 70 ANOS DEPOIS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL. Revista do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos, [S.l.], v. 19, p. 229-240, set. 2019. ISSN 1677-1419. Disponível em: <http://revista.ibdh.org.br/index.php/ibdh/article/view/407>. Acesso em: 19 set. 2019.
Seção
Artigos